11 de setembro de 2009

Flores do Mal no programa de Tia Arilma

Essa é uma escavação das tumbas da TV local. O ano é 1985. Atentem para o texto da apresentadora. Tia Arilma diz que o iê-iê-iê da Flores do Mal é "rock metaleira"!!! E a homenagem ao livro de Charles Baudelaire é considerada "um nome diferente"...



O Flores do Mal era: Duda Luedy (vocais e baixo), Paquito e Heyder (guitarras) e Tony (bateria). A canção do playback é "Amigo Punk".

15 comentários:

  1. Caral... rock metaleira é foda!!! saca só o batera, a musica começa e ele fica viajandão!!
    destaque para o óculos de Duda e a gravata do guitarra!!!
    muito de f...!!!
    Massa!!!!

    ResponderExcluir
  2. A galera rocker mais radical não aprovava muito o Flores do Mal. Eu adorava o humor da banda. Minha canção preferida é "Seu Jacinto". De fato o Flores fazia um rock mais pop, transitando por vários gêneros (de forma bastante criativa, na minha opinião). Tanto que hoje Duda e Paquito produzem discos de outras praias. Produziram inclusive os únicos CDs dos sambistas Riachão e Batatinha, que são ótimos. Paquito compõe atualmente canções mais ligadas aos gêneros brasileiros. E já teve música gravadas por algumas estrelas emepebestas. Duda é professor da UEFS e continua atuando na música.

    ResponderExcluir
  3. Como representante da "galera rocker mais radical", gostaria de dizer que não aprovavamos NADA o Flores do Mal. Quanto ao nome "diferente", eu até entendo a parte das flores mas, cadê a maldade????? A musiquinha dos aspirantes a Rádio Taxi baianos me enche de vontade de não ouví-los até hoje!!!

    ResponderExcluir
  4. Uma bronca geral era a porra do sectarismo. O Rock na Bahia sofreu porque o babaca do Marcelo Nova teve que construir em cima dos destrossos dos outros, gerando animosidade, preconceitos e outras idiotices de onanistas inseguros. Vai tocar e se tocar da vida chupador do Clash (inspirado em... é o caralho, é cover aportuguesada mesmo.)

    Tia Arilma. Incrível, pois o texto imbecil, que ela fala sem entender, é repetido analogamente até hoje por um monte de apresentadoras e apresentadores da acachapante, hipócrita e demente TV brasileira.

    guedes '''

    ResponderExcluir
  5. Eu nao quero defender o Marcelo,mas apesar dos pesares o cara teve 1 importante papel de lideranca no q rolou naquela epoca em SSA.Tanto eh q depois q o Camisa vazou as bandas nao tiveram a mesma uniao e faltou uma figura q liderasse,dai o rock nao se impos em SSA.Realmente foi um erro grave,dentre outros,ter atacado naquela epoca artistas baianos q tinham e tem muito valor musical,coisa bem diferente da lixeira carnavalesca q se tornou a musica baiana hoje,essa sim deveria ser atacada sem tregua.Acho q isso tambem foi uma heranca do proprio punk britanico,pois vc ve q ate hoje o John Lydon so abre a boca pra falar bobagem,ate na epoca dos Pistols o cara nao respeitava nem as outras bandas punks.Plagio por plagio,uma cacetada de gente talentosa cometeu plagio no rock,o Led Zeppelin foi o rei dos plagios e se deu bem.Decadas apos o punk SSA eu vejo a agenda de shows internacionais do Sul/Sudeste e alguns estados do NE e do norte do Brasil bombando bonito e SSA continua o mesmo quintal q sempre foi,chego a triste conclusao q SSA eh uma terra de solo inospito onde o rock nunca vai realmente florescer,sempre havera uma cena local com bandas interessantes,porem algo maior como uma ou mais boas radios de rock q facam vc esquecer seus cds e conhecer muitas bandas desconhecidas e boas,e uma regular agenda de shows de bandas de rock internacionais de alto nivel;isso nunca acontecera em SSA.E dai temos de concordar com o Marcelo:"Controle,tudo sob controle" da monocultura dos milionarios do axe.Sabe qual foi a piada mais engracada q eu ja ouvi?Q o Ramones iria tocar na Concha nos 90's,nao me lembro o ano.Alguem aqui lembra disso?E o pior foi q eu ainda fiquei triste pq no suposto "dia do show" eu estaria de servico no E.B.,isso eh q da acreditar em piada.

    ResponderExcluir
  6. Um detalhe florido e não-maléfico: "Seu Jacinto" é um samba de Noel Rosa em versão rocker.

    ResponderExcluir
  7. Massa Old School,

    Para mim, acredito que de fato a liderança se deu ao revés (lá nele), pois a mensagem sectária divide. E no final, cada um por si... a vida muda... outras gerações vêm ocupar o espaço de maneiras diversas, taí Pitty -- para mim a reencarnação em vida de Rosa Leiro -- fazendo o maior sucesso e dando algum gás ao Rock na Bahia. É um modelo que inspira.

    A questão do que os outros dizem ou fazem depende de contexto. Led Zeppelin não plagiou, compôs em cima de um blues standard, ou seja, dentro do compasso, mas era um "standard" do blues em que se cria em cima (lá dele) se improvisa. O Camisa de Vênus, que não gerou rebentos pois sempre estava no lugar, colocou em disco que uma cover traduzida era "inspirada". Não só isso, não tenho mais essa raridade, troquei há muito tempo atrás, o que me arrependo, mas umas quatro ou cinco músicas do primeiro disco do Camisa eram versões. Johny Rotten e o punk era uma atitude em contexto, com conteúdo próprio, em cidades com dinâmicas completamente diferentes, com recurso e estrutura no lugar, mas com explícita expressão das contradições de classe. A Bahia, tateando (sem intenções no trocadilho), buscando modelos, ficamos a mercê de uma liderança espulha.

    Raul Seixas e Paulo Coelho fizeram algo semelhante com "Eu nasci há dez mil anos atrás", traduziram e adaptaram uma canção de Elvis Presley (ainda vivo) de pouco sucesso. Quando "O Mago" ficou famoso, pagou onze milhões de dólares em acordo com o espólio do Rei, lá deles.

    A única história em que acreditei era a de que Peter Tosh ia tocar na Bahia, por duas vezes. Ao escutar pela segunda vez, no mesmo mês, ele foi assassinado.

    Abraços do Recife, aqui o rock rola com tudo e tudo se enrola com o rock,

    guedes ' ' '

    ResponderExcluir
  8. Na minha concepcao todas essas versoes em portugues sao um tipo de plagio autorizado pq o cara pega uma musica ja pronta e consagrada,traduz 2 ou 3 frases,e diz q eh versao.Dai cai na radio,e num pais como o Brasil q a maioria nao conhece a musica original o cara vende muito,daqui q descubram nego ja ficou rico.Q eu me lembre o Marcelo plagiou naquele primeiro disco o Jam,Buzzcocks,Clash e Undertones.Sobre o Zep,os caras usavam musicas ja feitas pra servir de base pra fazer as deles,isso pode ser considerado plagio pois sem ouvir as originais eles jamais fariam as musicas deles,rolou em + ou - 20 musicas,os casos + escandalosos foram Stairway to Heaven,onde os caras copiaram identico a musica "Taurus" do Spirit,extenderam a musica acrescentando novos elementos e puseram a propria letra;Dazed and Confused q era uma musica ja existente com a mesma melodia e o mesmo nome,de autoria do Jake Holmes;e Whole Lotta Love q inclusive perderam um processo de plagio imposto pelo Willie Dixon autor da original "You Need Love".Nessa ai o Plant foi influenciado pela versao cover do Small Faces,onde o Steve Marriott canta de forma soberba,e ai foi influencia mesmo pq o Marriott foi um gigante q influenciou uma porrada de gente.O Zep tambem perdeu outro processo de plagio pela musica Boogie With Stu,copiada do Richie Vallens.A coisa foi tao feia nos 4 primeiros discos a ponto do Hendrix declarar q eles nao faziam nada de original,em certa ocasiao chamou-os de "mala sem alca".

    ResponderExcluir
  9. Aproveitando o assunto plagio e a presenca de admiradores do rock gostaria de lancar aqui uma enquete:quais foram os 10 plagios(ou inspiracoes ou chupadas)mais queixo duro do rock?Ai vao os meus sem ordem de preferencia,na ordem plagiador/plagiado:Scorpions-"Always Somewhere/Lynyrd Skynyrd-"Simple Man",Alice Cooper-"Only Women Bleed"/Grand Funk Railroad-"Sin's a Good Man's Brother",Heart-"Barracuda"/Led Zeppelin-"Achilles Last Stand",Kinks-"David Watts"/Rolling Stones-"Let's Spend The Night Together",The Jam-"Start!"/Beatles-"Taxman",Led Zeppelin-"Stairway To Heaven"/Spirit-"Taurus",Led Zeppelin-"Dazed And Confused"/Jake Holmes-"Dazed And Confused",Led Zeppelin-"Whole Lotta Love"/Willie Dixon-"You Need Love",Beach Boys-"Surfin' USA/Chuck Berry-"Sweet Little 16",George Harrison-"My Sweet Lord"/The Chiffons-"He's So Fine".

    ResponderExcluir
  10. É, o cara que fala mal do camisa é um poço de equívocos, até porque ele defende "a criação pura e original", algo que a art pop ultrapassou com maestria dinamitando aqueles velhos valores romântico-simbolistas do artista médium e inspirado. Só o primeiro ovo foi original. Até o Hino Nacional intertextualiza os compositores românticos franceses e os versos são tirados de Gonçalves Dias. Portanto, "acusar" o Led e o Camisa de "plagiadores" descarados é um falso-problema e uma postura conservadora fodida. Só a antropofagia nos une. Só nos interessamos - e devoramos -pelo que não é nosso, diria Oswald. Mas quando o Camisa devora o Clash, trazendo o controle total para Urinópolis, além de homenagear os mestres, Marcelo torna o controle total numa chave para interpretar criticamente essa porra onde a gente mora. Fosse assim teríamos que jogar fora toda a obra de Robert Johnson, John Lee Hooker, B.B. King, Elvis, Chuck Berry, né? Mas falar mal do Camisa é, de certa forma, algo afirmativo para o Camisa, não acha? Se um animal desses falasse bem, aí eu acharia estranho.

    ResponderExcluir
  11. Francamente,nunca ninguem falou coisa alguma com tantas palavras,mas deixando de lado a inutil filosofansa abobristica de botequim e indo aos finalmentes praticos do velho e bom rockn 'roll,q eh o q interessa,eh o seguinte:se o proprio Pete Shelley chamou no palco o Marcelo pra cantar "I believe" com ele,quem sou eu pra dizer q nao.Se a palavra plagio te incomoda tanto entao mudemos pra "cover com uma letra qualquer em portugues",ta melhor assim?Nem falei mal do cara,so acho q ele deveria referenciar todas as bandas cujas musicas usou pra fazer suas versoes e muito dinheiro,alem de varios outros q fizeram o mesmo.Sobre o Zep,esse papo ja ta mais batido pelo mundo afora do q carne de terceira.Ser influenciado por determinado artista eh algo muito diferente de usar ou copiar as musicas desse artista ja prontas dando apenas 1 complemento pessoal e registra-las como suas.O Zep foi acusado(sem haspas mesmo)por plagio e perdeu 2 processos,apos ouvir "Taurus" do Spirit e "Stairway to Heaven" so um surdo nao chega a conclusao q a segunda foi copiada da primeira.Diante destas e outras provas o pior cego eh aquele q nao quer enxergar.Esse papo furado do primeiro ovo eh de uma ignorancia e de uma cegueira q beiram o patetico.Me lembra uns pobres coitados q juram q "desde quando o rock veio do blues nao tem nada de original",ou seja,conversa pra boi dormir.Como sera q o rock tomou tantos diferentes rumos,tonalidades e estilos nesses maravilhosos + de 50 anos de vida?Nao foi devido a criatividade e originalidade dos muitos brilhantes artistas?Sera q nao ha originalidade na criacao do power chord e da distorcao de guitarra pelo Dave Davies?Ou na revolucionaria forma de tocar guitarra do Hendrix?Ou no timbre unico e peculiar tirado devido as proteses nas pontas dos dedos do Tony Iommi,e mais ainda,a sonoridade sombria aliada a voz doentia do Ozzy(q era algo bem diferente do Gillan e do Plant),nao teve nada de original nisso?E o uso e aperfeicoamento das guitarras duplas casadinhas(na ordem cronologica-Yardbyrds,Allman Brothers Band,Wishbone Ash,Thin Lizzy,e dai uma caralhada de gente)ou as guitarras triplas do Lynyrd Skynyrd,isso nao foi original?Ate numa versao cover vc pode encontrar muita originalidade,basta ouvir a versao do Billy Paul para "Your Song" do Elton John,ou a versao de "With a Little Help From My Friends" cantada pelo Joe Cocker em Woodstock.

    ResponderExcluir
  12. Quero deixar claro q em nenhum momento quis desmerecer o Zep,q eh uma banda de rock de primeira grandeza com excelentes musicos,so acho q os caras exageraram nesse lance de "dar uma pescada na praia dos outros",coisa q muita gente grande e boa fez no rock.Em termos de numeros o Zep foi quem mais fez isso.Na real acho q muita coisa errada q os caras fizeram foi levado pelo Peter Grant,q foi o manager + competente da historia do rock,mas em certos momentos um cara sem escrupulos,esse foi o ACM do rock n' roll!Acredito q ele deve ter pago uns graudos "cala boca" por fora.Stairway to Heaven eh e sempre sera minha musica favorita de rock,mesmo sabendo q ela foi chupada de outra banda.So um monstro como o Zep conseguiria(e conseguiu) passar por tudo isso e nao ter o amor dos fans abalado.Eh uma pena q o Plant nao tenha mais condicoes de encarar um tour mundial,pq esse show q os caras fizeram no ano passado foi bem legal,o Bonzinho estracalhou nas baquetas,mostrou q eh filho do homi.

    ResponderExcluir
  13. Copiar (plagiar) é uma coisa, fazer "cover" é outra, e se inspirar outra mais diferente ainda.

    O Led Zeppelin não plagiou, compôs baseado em "standards" e influencias diretas (no wikipedia esclarece-se isto). Na década de sessenta o que não faltou foi maneiras de sintonizar o inconsciente coletivo com drogas psicodélicas.

    Lembro-me que em 85/86 a Delirium Tremens tinha composto uma música inédita (não lembro qual agora), todos estavam felizes e tal com o som. Ao sairmos de um bar escutamos uma música que era muito parecida com a recém composta e ensaiada e que ninguém da banda nunca tinha ouvido nem sequer falar. Todos gelaram, mas era o "zeitgeist" dos tempos penetrando (lá neles) a mente da geração.

    O Condón faltou com a própria moral ao dizer "inspirado", quando na verdade era uma "cover", ou seja, mentiu em impresso e espalhou a mentira. Esta é a bronca.

    Quanto ao post do anônimo, faltou compreensão sobre história da arte e o conceito de manipulação estética. Detalhe, o "modernismo" brasileiro é muito ultrapassado.

    guedes ' ' '

    ResponderExcluir
  14. Vc sabe onde eu encotro algum disco deles pra baixar?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Álvaro, infelizmente não. A gente sempre coloca os discos que encontra na seção "Exumações".

    ResponderExcluir