8 de agosto de 2009

Gonorréia I - A contaminação

Scott (vocais), Miltão (batera), Miguel (baixo comprado numa vaquinha feita pela banda) e Paulo (guitarra). Em junho de 1982, no bairro do Stiep, em Salvador, eles começaram a disseminação musical da Gonorréia.

A banda inicialmente era um quinteto. Tinha dois vocalistas: Scott e Joel Satânico, que deixou a música e virou tema de uma canção.

"O nome da banda veio de uma versão ao vivo da música She´s Got The Jack, do AC/DC, que Eduardo Scott pronunciava no refrão 'gonorreea' (jack era a gíria para gonorréia na Austrália)", escreveu o jornalista Eduardo Bastos.

As letras da Gonó tinham bastante humor, mobilizando imagens absurdas, crítica política e sátiras do cotidiano.

5 comentários:

  1. Coveiros de plantão ! Estou lisonjeado com toda esta homenagem !! Obrigado por tudo isso. É muito bom saber que a historia não se perdeu com o passar dos tempos e que foi justamente isso que eu não queria que se perdesse quando lancei o cd Gonorréia 8205 O Resgate da Historia, pois fora o material resgatado e inédito do cd, no livro pudemos trazer de volta as historias hilarias do rock baiano de todos os tempos.Isto prova que a cada dia fazemos historia.Este blog é uma grande sacada de vocês, parabens e continuem resgatando as melhores coisas de nossa cultura (mesmo que subterranea)para os réles mortais que estão na superficie. Scott

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gonorréia

      82 / 05 — O Resgate da História

      Um dos MELHORES DISCOS do Rock & Roll Brasileiro em Todos os Tempos

      PERFEITO nas letras (espertas, chocantes, violentas, sarcásticas, urgentes, atuais, eternas)

      na música porradônica do Punk Rock clássico, produção, mixagem, participações especiais

      (Gustavo Mullem do Camisa de Venus e Morotó Slim dos Dead Billies, os mais brilhantes guitarristas solo do Brasil). Corajoso até nos samples (o apocalíptico som da queda da Torres Gêmeas nos atentados do 11 de Setembro) e nos temas (geopolítica, hipocrisia, marginalidade, delinquência, criminalidade, sociedade podre) e na atitude (ironizando o pó branco do vírus Antrax em cartas: “Cuidado, Jorge, há uma carta em suas mãos / Parece talco, mas não é talco, não.”)

      Excluir
  2. Valeu, Scott!!! O Gonorréia é fundamental na história do underground baiano, que não acaba por aqui. Teremos mais com a sua canja do Gonó, no próximo show da Coveiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gonorréia

      82 / 05 — O Resgate da História

      Á venda nos sites Submarino e Mercado Livre

      e nas lojas especializadas como a

      Mutantes
      (Salvador, bairro 2 de Julho, rua da Forca)

      Todo mundo devia ter Gonorréia!

      Excluir