10 de agosto de 2009

Musicalmente transmissível, altamente contagiosa

Assim foi a Gonorréia, banda que fazia um crossover de punk e metal. Sem dúvida, a Gonó contaminou o segundo maior número de fãs rockers no início da década de 1980, ficando atrás apenas do Camisa de Vênus em popularidade.

Acima uma foto do show de 1983, no circo Relâmpago, instalado num terreno pertencente à Apae, na Pituba. Quem viveu não esqueceu das enérgicas performances de palco da Gonó.

Eduardo Scott, vocalista da Gonó, fundou o primeiro fã-clube do AC/DC de Salvador, antes de criar a banda. Essa foto é de um show da Gonó no Teatro Villa Velha, em 1982.

Scott e o baixista Miguel Bahiense, no show do Villa Velha, em 82. A banda costumava levar dois sacos de lixo fake (apenas papéis e outros objetos que não provocavam ferimentos nem odor) para jogar na platéia durante a execução do hit "Coma lixo pra morrer banguelo".

Nessa noite, o público preparou uma surpresa. Levou um saco de lixo real e colocou no palco. Quando o saco rasgou no meio da galera foi a maior podrera. A direção do TVV ficou irada.

Em primeiro plano, o guitarrista Paulo Gusmão, no show do circo Relâmpago, em 1983. A lona da Pituba abrigou um festival promovido pela Bandeirantes FM, no dia 7 de outubro. Concorriam 32 bandas.

A Gonó foi aclamada campeã pela platéia, mas a produção do evento já tinha as cartas marcadas e queria dar o prêmio (a gravação de um compacto em vinil) à banda Skarro, que fazia um som mais comercialmente palatável e tinha entre os integrantes músicos que também tocavam axé. O público protestou e quase o circo foi abaixo.

Em meio à agitação geral, a Gonó foi eleita vencedora no grito. A produção acatou o desejo do público, para acalmar os ânimos, mas o single nunca saiu...


+++

6 comentários:

  1. Os shows da Gonó eram do caralho! Tudo podia acontecer, inclusive sacos de lixo (não cenográficos) eram atirados ao palco, como aconteceu no Vila Velha. Sei disso muito bem, pois recebi um borra de café com ovo podre nas mãos, na frente do palco. Nenhuma banda queria tocar depois dos caras... nem antes, kkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. A Gonó ganhou de fato aquele "Campeonato de Rock da Bandeirantes". Mas os alcapones da produção amarelaram no final e deram o "prêmio" (171 total) ao Skarro, cujo vírus, sem qualquer letalidade, não contagiava ninguém. Mas o circo literalmente pegou fogo!

    ResponderExcluir
  3. Na entrega dos "prêmios" do Festival, lá no Hotel Quatro Rodas, os alcapones ficaram no maior terror diante daqueles caras com delirium tremens e totalmente goneréicos. Hélio Rocha subiu ao palco do bar do hotel e, no piano de calda, tocou, com toda pompa, "dó-ré-mi-fá-fá-fá/dó-ré-dó-ré", num happening inesquecível. No final, saímos de lá com um "Troféu de Honra ao Mérito", sobra do "Peladão Casaforte", o campeonato de futebol inter-bairros da Band. Que merda da porra!

    ResponderExcluir
  4. Tati Coverdellamesma, dei um grau nas fotos.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, David Coverdellemesmo, isso é que é trabalho em equipe!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom relembrar aquela época, a "gonó" era mais censurada q o pessoal do "camisa de vênus".
    No texto acima foi dito q a banda Skarro ganhou o festival do circo relampago, eu me lembro que na hora a galera pirou quando ouviu o resultado final, foi uma gritaria geral; Gonó! Gonó! Gonó!
    Lembro do Cid Guerreiro tocando "rock" a la Pepeu Gomes e a galera gritando gonó! gonó!...Quando ele teve a infeliz idéia de falar algo da gonorréa. Então a galera começou a cuspir no cara, parecia que tava chovendo (nojento né!), mas ele foi "profissa" continuou tocando e tomando banho até o final.`
    Bom! Essa é uma das muitas estórias que tive o prazer de presenciar com a galera da gonó, que pra mim era a melhor daquela época.
    Até porque sou um grande "suspeito" prá falar sobre a GONORRÉA.
    Um abraço!
    FLAVIO BAHIENSE

    ResponderExcluir