5 de janeiro de 2010

Matéria do jornal A Tarde sobre o retorno do Camisa de Vênus



Quanto às declarações de Marcelo Nova, até concordo que as bandas eram ruins, cruas. A maioria era composta por adolescentes que nunca tinham tocado nada na vida, mas tinham paixão pelo Punk Rock.

A minha banda, o Espírito de Porco, era uma delas, ruim pra caramba, mas com a vitalidade adolescente do punk. Aliás, punk é isso mesmo! Um monte de moleque que não sabe tocar e resolve fazer um som!

Agora, desprezar bandas como o 14º Andar (que gravou um compacto e um LP) e Ramal 12, entre outras, e dizer que não havia uma cena de rock em Salvador nos anos 80 e que essa cena "inexistente" não teve nenhum valor cultural, é um uma leviandade! Ainda mais vindo de Marcelo que, até hoje, deve muito do seu público ao sucesso que o Camisa de Vênus fez durante aquele período.

7 comentários:

  1. Achei que este post iria criar a maior polêmica. Me preparei para responder todos os ataques à minha pessoa. E aqui estamos, dois dias depois e nenhum comentário! Nem nas avaliações rolou um "falou merda"zinho qualquer! Mandei até um e-mail para a assessoria de Marcelo Nova pra ver se o cara vinha de lá falando mais besteira, e nada!

    Onde estão os marcelistas de plantão?

    ResponderExcluir
  2. David,creio q as bandas q vc citou vieram numa leva seguinte a daquele movimento punk inicial,ate pq o 14 Andar naquela epoca era o Delirium Tremens.Com certeza no minimo o Ramal 12,o 14 Andar,entre outras,sao merecedoras de muito respeito,musicalmente eram muito superiores ao Camisa.No mais,o ze ruela do Marcelo Nova falou esse monte de merda de proposito so pra dar uma de polemico engracadinho,porem faltou com respeito aos fans do Camisa q cuspiam pra cima mas pagavam ingressos dos shows e compraram os discos,portanto deram dinheiro a esse idiota q ta cuspindo no prato em q comeu.O q ele merece eh da proxima vez q for tocar em SSA a galera dar uma chuva de cuspe nele,seguida de uma camassada de pau.Sobre o blog,eh uma pena q a galera nao se manifesta muito por aqui,pois esse poderia ser um local maneiro pra uma troca de ideias sobre rock de um modo geral.Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que o 14º Andar e o Ramal 12 foram posteriores à época do Camisa, mas todos os integrantes destas bandas vieram de outras bandas que eram contemporâneas do Camisa. No caso do 14º Andar, só rolou mesmo a mudança do nome, os integrantes eram os mesmos. De qualquer forma, achei as declarações de Marcelo extremamente desrespeitosas. Elas demonstram, mais uma vez, o que já sabemos. O cara tem um ego do tamanho do mundo e se dá muito mais importância do que ele tem. Na minha opinião, o único grande mérito que ele tem é o programa de rádio que ele fazia, Rock Special, que divulgou o Rock 'n' Roll por aqui numa época que não tinhamos acesso quase nenhum ao que era feito lá fora. Foi este programa que proporcionou a possibilidade da criação da cena rock em Salvador na década de 80. Inclusive a criação do Camisa de Vênus.
    Marcelo deveria descer do pedestal no qual ele se coloca e, pelo menos, calar a boca. Melhor não falar nada do que passar a vida inteira falando merda. No entanto acho que isso não acontecerá jamais. Teremos que aguentar esse velho ranzinza por muito tempo!

    ResponderExcluir
  4. Só para lembrar um post que coloquei aqui há um tempo atrás: "eu te disse, eu te disse. Marcelo Nova é usurpador e mala." Camisa de Vênus agora quer voltar na porta aberta pelos Coveiros. Só vale então se o Coveiros abrir essa porra (o show), é claro.

    Musicalmente, o Espírito de Porco era tão bom quanto o Camisa, ou quanto o Sex Pistols, for that matter. O Delirium, Gonorréia eram de fudê. Mas 14 Andar e Ramal 12 embarcaram na busca por referência pop internacional e repetiram clichês sem achar o próprio som. O Ramal sempre soava U2+Joy e Hélio e Cia soava como o punk que quer ser pop+dark (lembro-me de um show deprimente no TCA, quando a guitarra com Flanger mal usado detonou o caminho da criação.) Falar nesse show, esse é um problema na Bahia, a megalomania. Querer dar o passo maior que as pernas, só porque o outro deu.

    Agora, escutando o disco dos dois, minha tese é que Marcelo matou Raul (falando metaforicamente no espírito do texto de Antonin Artaud "Van Gogh suicidado pela sociedade.)

    Bota pra fudê.

    wlvr ' ' '

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem pensei isso q Wolver disse,os Coveiros deveriam abrir os shows do Camisa,pelo menos o show de SSA.O mais engracado dessa estoria eh q a unica coisa q Marcelo fez na vida,com algum valor cultural foi justamente liderar o movimento punk de SSA no inicio dos 80's.Fora isso fez uma carreira solo fraca q eh um nada comparado ao Camisa e pongou no Raul pra se dar bem,ou seja,no final das contas o cara ta desvalorizando ele mesmo.Eh um tonto,e ainda se acha a ultima bolacha do pacote.A unica coisa q ele disse q faz sentido eh q os caras voltarem apenas pra uma tour eh nostalgia.Q seja!Qual eh o problema?Da pra viver com o antigo e o novo tranquilo,ainda mais pq o novo de real qualidade ta cada vez mais escasso.Quem quer paga e vai,quem nao quer fica em casa.Mas se os caras voltarem e resolverem fazer um trabalho novo de estudio,torco muito por isso,entao nao sera apenas nostalgia e sim mais uma banda das antigas q voltou a ativa,as vezes esses retornos sao sensacionais!Nostalgia ou nao,o melhor show do ano de 2009 de todo o mercado mundial de shows e de todos os estilos de rock foi o da Allman Brothers Band na tour comemorativa dos 40 anos da banda.Qualidade musical nota 10,show melhor q esse nao teve.

    ResponderExcluir
  6. EU ACHO QUE É MUITA ESTRELA, PARA POUCA CONSTELAÇÃO

    Se nós pararmos para dar assunto as "idiotices" que Marcelo Nova fala, é melhor nos matarmos...o cara que passou a vida inteirinha a falar coisas que não fazem sentido algum, tipo: PAU NO CÚ DE DEUS!!!

    É dar muito cartaz a quem não tem nada a nos oferecer. Adoro O Camisa de Vênus, Adoro o Rock oitentista e adoro o nosso rock tupiniquim...

    Quanto ao nosso amigo "WOLVER" quando fala que as bandas RAMAL 12 e 14 ANDAR tinham um som parecido ou imitavam bandas inglesas e americanas, o que dizer dos Paralamas do Sucesso, com seu 1º e 2º LP'S idênticos ao The Police? O Legião Urbana com o U2 e Joy Division? O Ira escandalosamente The Jam.

    Chega não é???

    E muito fácil, todos falarem ou terem algo a dizer sobre qualquer assunto. O difícil mesmo é fazer!!!!

    26/1/10 18:59

    ResponderExcluir
  7. Ângela, fazer pode ser fácil também, e fazer besteira é mais fácil ainda. Falar besteira é muito fácil já que é o senso comum, agora falar direito nem é tão fácil assim pois precisa de conhecimento mesmo, não só de informação.

    Quanto às referências musicais, sem problemas, era o contexto da época, havia a falta de referencial mesmo (o Camisa fez quatro covers no disco de estréia). O problema surge com as manias, com a inversão dos valores onde o sucesso se torna mais importante que a própria música. O rock na Bahia nada contra corrente. A importância histórica é incontestável, mas, e principalmente agora, talvez mereça uma reflexão um pouco mais carinhosa sobre seu passado e seu presente para se consolidar como uma viabilidade cultural alternativa, mas sustentável também, na terra da monocultura industrial carnavalesca.

    Ashè.

    ResponderExcluir