25 de março de 2010

Cena de Salvador em dois tempos

Revirando uma papelada antiga, encontrei o livro reportagem "Rock 80 em Salvador", da minha antiga orientanda e hoje jornalista Lívia Rangel.

Ela divide a cena baiana em dois tempos. Vai a divisão abaixo, junto com algumas fotos de divulgação das bandas. Trata-se da lista das principais bandas e não de todas.

>> 1982-85 - Uma fase punk cujas principais bandas eram Camisa de Vênus, Gonorréia, Trem Fantasma, Arroto de Rato e Delirium Tremens.


Hélio Rocha e Jerry Marlon em show do Delirium Tremens

>> 1986-90 - Fase mais prolífica em número de grupos, que Lívia dividiu em três sub-gêneros:

Punk: Via Sacra, Proliferação, Dever de Classe, Dissidentes, Sinfilia, Doutrina Decadente e Jesus Bastardo.

Pós-punk: Ramal 12, Elite Marginal, Utopia, 14o Andar, Cravo Negro e Treblinka.

Rock: Moisés Ramsés e os Hebreus, Cabo de Guerra, Flores do Mal e Guerra Fria.


Jerry Marlon, João Flores (bateria) e Hélio Rocha, do 14o Andar

Faltam mais bandas, inclusive a turma do metal. Lembro de pelo menos duas, a Crânio Metálico e a Headhunter D.C., que continua na ativa desde 1987. Com certeza a galera lembrará de mais outras. Então, listem aí nos comentários.

17 comentários:

  1. Na fase de 82 a 85, tinha banda pra caralho!! Faltou um monte aí na pesquisa de moça.

    - Espírito de Porco
    - Velorium
    - Skarro (que não era punk)
    - Ofensa Social
    - Rolo Compressor

    São as que eu me lembro agora, mas certamente a memória enciclopédica de Marcão Botelho acrescentará várias à lista!!!

    ResponderExcluir
  2. ...Pois é, Coverdelle, nos "epitáfios" aqui do blog a gente encontra mais bandas que tiveram pouca duração/repercussão, mas que foram da cena.
    Lívia listou as mais significativas, apenas. Entrevistou vários músicos da época. Tinha citado a Skarro como punk da primeira fase, mas eu omiti aqui no blog... Aquela banda não convencia...

    ResponderExcluir
  3. Guedes, adorei o trocadilho...hehehehe. Já corrigi...

    ResponderExcluir
  4. Boa dica pra quem gosta do cheiro de mofo,meu favorito no rock,http://www.wolfgangsvault.com ,tem tudo da serie King Biscuit Flower Hour e muita coisa do arquivo pessoal do Bill Graham.Infelizmente tem pouca coisa de punk rock old school,3 shows dos Ramones em 78 e 79,1 do Clash em 79 e 1 da unica e fatidica turne americana dos Pistols em 78.Porem tem muuuita coisa boa de outros estilos,inclusive do The Who.Tudo disponivel de gratis pra audicao e alguns downloads a venda.E o melhor de tudo,gravacoes bootlegs,a maioria puxadas da mesa e sem nem 1 pingo de overdubs,ou seja,a realidade nua a crua.Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Grande dica!!! Valeu Old School!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/4/10 06:30

    hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir
  7. Pow cara sou guitarrista da Cranio metalico voltamo a ativa !!!! meu ccontato e pelo msn megadeth.metal_@hotmail.com!!!

    ResponderExcluir
  8. pow me acc la no msn marcao pra nois trocar uma ideia !!! megadeth.metal_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Galera eu tocava na Jesus bastardo hoje toco todos os estilos mais tenho muita saudades eu não trocava aquela epoca por nenhuma kykobatera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Cara, vcs estão esquecendo de algumas bandas da periferia, vcs lembram daquele festiva de bandas punk no cruz vermelha, la no campo grande, foi o dia em que todos os punks, carecas, dos vermes do sistemas se juntaram para prestigiar sua banda favorita, tava lá também as bandas: Chorissa(não), meio homem, Ai-5, mandado de segurança, e outras que não me lembro agora, foi demais. Que saudades os anos 80 foi a década do punk rock Baiano.

    ResponderExcluir
  11. E a Antropofobia? Proliferação Dead Billies,etc

    ResponderExcluir
  12. Meio homem era de fuder....a melhor de todas.

    ResponderExcluir
  13. Meio Homem era de fuder...melhor som e loucura pura.

    ResponderExcluir
  14. Em 83 tinha uma Banda do Centro de Salvador que fazia Shows no "Circo Troca de Segredos"(na Orla de Salvador,na epoca era o Point principal de todas as Bandas de Rock que estavam surgindo ) e nos Panfletos(colados pelas Paredes das Lojas ,ao longo da Av.Sete de Setembro, o Simbolo dessa Banda era Uma Caveira com um Quepe de Almirante e segurava uma Pistola na Mão.Após o Ensaio o Bixista e o Baterista me chamaram para formarmos uma Banda(sem o conhecimento do Lider).E durante o ensaio acabei quebrando uma corda da Guitarra do Lider.Assim que eu cheguei para o Ensaio o Lider ficava fazendo Cara-Feia .Ele já havia me visto tocando e cantando com a Turma da praça da Piedade toda as Noites. o nome dessa Banda era "ALMIRANTE REX".

    ResponderExcluir
  15. Em 83 tinha uma Banda do Centro de Salvador que fazia Shows no "Circo Troca de Segredos"(na Orla de Salvador,na epoca era o Point principal de todas as Bandas de Rock que estavam surgindo ) e nos Panfletos(colados pelas Paredes das Lojas ,ao longo da Av.Sete de Setembro, o Simbolo dessa Banda era Uma Caveira com um Quepe de Almirante e segurava uma Pistola na Mão.Após o Ensaio o Bixista e o Baterista me chamaram para formarmos uma Banda(sem o conhecimento do Lider).E durante o ensaio acabei quebrando uma corda da Guitarra do Lider.Assim que eu cheguei para o Ensaio o Lider ficava fazendo Cara-Feia .Ele já havia me visto tocando e cantando com a Turma da praça da Piedade toda as Noites. o nome dessa Banda era "ALMIRANTE REX".

    ResponderExcluir
  16. Senhores,
    Do cenário punk de SSA, anos 80/90, também fizeram parte as bandas Ulo Selvagem, Estabilidade Insana,
    Militophobia, Injúria e Dispneia (na qual, tive a honra de fazer as linahs de baixo). Foram tempos intensos, de muita atitude.

    ResponderExcluir