15 de abril de 2010

Festa Troca de Segredos celebra 50 anos do bardo punk Renato Russo

Lá se vai meio-século do nascimento de Renato Russo (27/3/1960-11/10/1996) e a obra do bardo punk, que morreu aos 36 anos de idade, continua interessando tanto a jovens quanto àqueles que o escutavam desde os tempos do Aborto Elétrico (1978).

Os 50 anos do criador de canções clássicas do BRock e bandleader da Legião Urbana serão celebrados na terceira Festa Troca de Segredos, na sexta-feira (23/04), a partir das 23h no Boomerangue.

Renato e seus parceiros da Legião, vale lembrar, fizeram show debaixo da lona do circo que dá nome à festa, em meados da década de 1980.

A homenagem será comandada pela banda Renato Russo Cover, cujo repertório inclui canções marcantes da extensa discografia do compositor, que abordou de forma contundente o Brasil dos anos 80 e 90 e tratou também de questões humanas que ultrapassam o contexto de sua época e lugar.

Para manter o clima de rock nacional, os Coveiros do Cover tocarão em seguida canções de bandas de Salvador contemporâneas à Legião: Espírito de Porco, Camisa de Vênus, 14º Andar, Ramal 12 e Elite Marginal – com direito a participações dos vocalistas das duas últimas bandas, Marcelo Kowalski e Artur Ribeiro, respectivamente.

O mergulho na cena baiana continuará a cargo da Via Sacra, criada em 1984, que estava parada desde 2003. O trio original, André Luiz (guitarra e vocais), Marcos Rodrigues (baixo e vocais) e Adriano “Didi” (bateria), vai mandar quatro composições das antigas. Miguel Cordeiro (Koyotes) e a banda Navegante Zoom também subirão ao palco para prestar seu tributo a Renato.

Festa Troca de Segredos
Renato Russo Cover + Coveiros do Cover + Via Sacra + Navegante Zoom
Sexta-feira, 23/04
A partir das 23 horas
Boomerangue (Rua da Paciência, 307, Rio Vermelho. Tel: 3334-5577)
Ingressos: R$ 15 (R$ 10 para quem confirmar presença na página dos Coveiros do Cover no Facebook)

8 comentários:

  1. Muito massa Coveiros do Cover – de fato desenterram e revivem aquilo que só morre totalmente quando perdido da memória. Renascença e resistência e persistência e consistência e vai nessa ...

    O uso de "bardo" foi ótimo para me levar a entender o personagem na história de uma perspectiva privilegiada. Il Trovatori Russo.

    Ótima Festa.

    guedes ' ' '

    ResponderExcluir
  2. matéria com camisa de vênus no martelo lá do rio
    www.omartelo.com

    ResponderExcluir
  3. Homenagem mais do q merecida ao melhor letrista do rock brasileiro,junto com o Raul.A ida do Legiao a SSA nesse primeiro show foi a melhor lembranca q eu tenho do circo,dentre muitas outras maravilhosas.Nao so o show em si,mas sobretudo dei a grande sorte de assistir a passagem de som dos caras,lembro q fui comprar o ingresso no final da tarde,dai apareceram uns malucos e me chamaram pra dar um roleh,quando voltei do roleh,com a mente devidamente calibrada,comprei o ingresso e quando ja tava quase saindo ouvi um barulho de afinacao de guitarras,dai pensei:"os caras vao passar o som",entrei sorrateiro no circo q tava com uma parte da lona aberta,sentei no chao e fiquei quieto(lembro q tinham mais uns 5 gatos pingados,Carlinha,na epoca a unica mulher surfista de SSA tava la e Lucius Gaudenzi ainda bem molequinho tava la tambem),e mandaram o primeiro disco todo,por sinal mandaram bem pra caraio,tocaram profi,pra valer,como se estivessem fazendo o show,so interromperam umas 2 musicas,foi muito bom!!!Lembro q tocaram "Por Enquanto" sem os teclados com o Renato tocando violao.Depois fui pra casa amarradasso fazer a pre antes do show,naquela noite a cidade estava empedrada em peso,era a noite do cometa de Haley,lembram?O show foi de fuder demais,e depois disso lembro q o cometa deu xabu,mas a PM de SSA fez uma mega operacao com varias blitz em todos os cantos da cidade,eu cai em uma e tomei um baculejo fudido mas Deus me ajudou,uma galera conhecida dancou nessas blitz.Bons tempos

    ResponderExcluir
  4. Que história ótima esta de Old School na passagem de som da Legião!!! Resta lembrar se foi em 1985 ou 1986. O cometa Halley passou perto da terra naqueles dois anos...

    ResponderExcluir
  5. Tati,foi em 85 pq eles so haviam lancado o primeiro disco.O Dois so foi lancado em janeiro de 86.O show do Dois foi no Projeto Astral no Centro de Convencoes,lembro perfeitamente q eles comecaram esse show do Dois com "Q Pais Eh Esse",a musica me tocou bastante sobretudo pela letra pois era desconhecida ate entao e so foi lancada 1 ano depois no terceiro disco,q na verdade foi um disco feito com sobras de estudio dos 2 primeiros.O show do terceiro disco foi na Concha Acustica num dia de chuva,lembro q nesse show Marcelo repetiu umas 3 vezes:"usem camisinha,se vcs nao usarem vcs irao morrer".Q ironia do destino,o cara morreu de aids.Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Old School. Foi no mesmo ano do lendário e enlamaçado Rock'n'Rio I. Eu estava na platéia do festival e também daquele show no circo, cujo ano exato não lembrava...

    Vão rolar umas fotos da Legião debaixo da lona do Troca de Segredos durante a festa desta sexta.

    ResponderExcluir
  7. Po Tati,me perdoe mas depois q postei pairou uma duvida,os poucos neuronios q ainda restam entraram em conflito,eu tenho 90% de certeza q foi em 85,o q tenho certeza absoluta eh q a Legiao so tinha lancado aquele primeiro disco branco q foi o q tocaram todo no show,mais "Quimica" q ja era uma musica conhecida pela versao dos Paralamas(eu ate gosto mais dos Paralamas tocando essa).Q lembranca maravilhosa o Rock In Rio 1 !!!Eu tambem tava la,vi toda aquela paulada,Maiden,Whitesnake,Queen,AC/DC,etc etc etc.So lamento q naquela epoca eu nao conhecia James Taylor portanto perdi esse show,hoje vendo as imagens no youtube vi q foi um showzasso.Ai,vc ja viu os videos bootlegs dos shows do RR1 q rolam no mercado?Se nao viu corra atras,no site Mercado Livre eu consegui comprar os videos do Maiden,Queen,Scorpions,AC/DC e Whitesnake.To tentando conseguir Ozzy,Yes e James Taylor.Valeu,1 abraco e 1 grande show a todos,pena q nao poderei estar presente.

    ResponderExcluir
  8. Em tempo,a entrevista com o Camisa ta bem legal,q otima notica esse disco novo q vai rolar!Eu cantei isso aqui alguns meses atras,disse q torcia muito pra q os caras entrassem num clima e rolasse 1 disco novo.Tomara q mandem um grande disco pra alegria da galera e pra deixar o Marcelo Velha Gagah bolado.

    ResponderExcluir